Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

 Jáfia durante a solenidade de formatura do curso de doutorado.

Jáfia durante a solenidade de formatura do curso de doutorado. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação  Jáfia durante a solenidade de formatura do curso de doutorado. Jáfia durante a solenidade de formatura do curso de doutorado.

A professora e pesquisadora científica tocantinense Dra Jáfia Naftali Câmara de Araújo (PhD) se destaca nos estudos e pesquisas sobre a educação dos refugiados. Atualmente, ela é pesquisadora com bolsa científica da Academia Britânica, no Centre for Lebanese Studies e na Universidade de Cambridge, Inglaterra.

Nascida em Paraíso do Tocantins, Jáfia não perdeu oportunidades que foram surgindo e hoje faz um trabalho empírico e teórico interdisciplinar essencial referente a questões da educação, migração e mobilidade humana. Atualmente, ela faz pesquisa de pós-doutorado afiliada a Clare Hall, que faz parte da Universidade de Cambridge.

Ela investiga como as pessoas em contextos de migração, incluindo os refugiados, acessam educação e suas experiências de escolarização no Brasil e na América Latina e na Inglaterra e Europa. No Brasil tem a Resolução CNE/CEB nº 1/2020, que estabeleceu o direito de matricular crianças e adolescentes migrantes, refugiados, apátridas e requerentes de asilo na rede pública de ensino brasileira. “Eu estudo como essa resolução foi implementada e comparo como ela foi adaptada nos estados do Amazonas, Roraima, Pará e Tocantins, onde há um aumento da chegada de pessoas em contextos de migração provenientes da Venezuela, Haiti e de outros países”, explicou Jáfia.

Ela passou seis meses pesquisando nas cidades de Palmas, Belém, Pacaraima, Boa Vista e Manaus. “A pesquisa visa informar políticas e práticas, reunir evidências para teorias e contribuições para o desenvolvimento do conhecimento nessas áreas estudadas em nível nacional e global”, esclareceu Jáfia.

Como parte do seu trabalho, Jáfia apresenta suas pesquisas por meio de artigo de opinião, publicações científicas, métodos criativos, podcasts e apresentações em conferências nacionais e internacionais. Recentemente, proferiu palestra para estudantes de graduação em Geografia na Universidade de São Paulo e apresentou o seu trabalho no Clare Hall e no Pembroke College (na Universidade Cambridge).

Em breve ela viajará para China e Itália para participar de conferências e apresentar seu trabalho. Cresce o drama dos refugiados A cada ano, cresce no mundo o número de pessoas que são obrigadas a saírem de suas residências, por causa de situações como guerras, conflitos armados, perseguição, mudanças climáticas ou alguma outra situação de violação dos direitos humanos. Estima-se que são mais de 110 milhões de refugiados, segundo informações do relatório Tendências Semestrais da Agência da Organização das Nações Unidas, divulgado em junho de 2023.

Doutorado

Em março de 2023, Jáfia defendeu a tese denominada “Refugee Youth and Education: Aspirations and Obstacles in England (Juventude Refugiada e Educação: Aspirações e Obstáculos na Inglaterra) e recebeu o título de Pesquisadora Associada Honorária (Honorary Research Associate), devido a suas contribuições e associação contínua à universidade.

Em fevereiro de 2024, Jáfia participou da cerimônia de formatura do seu doutorado, onde o seu PhD foi oficialmente conferido.

E os seus estudos teve como base experiências e perspectivas de educação de crianças e adolescentes refugiados e requerentes de asilo e de suas famílias na Inglaterra. Este estudo envolveu famílias refugiadas de países como Iraque, Síria, Sudão e a Eritreia e com professores no sul da Inglaterra, como parte de um estudo etnográfico crítico. A pesquisa teve como objetivo amplificar as vozes de crianças e adolescentes cujas perspectivas são frequentemente excluídas do desenvolvimento e implementação de políticas públicas.