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Educação

Foto: Isa Lima/UNB

Foto: Isa Lima/UNB

O Conselho Regional de Administração do Tocantins (CRA-TO) obteve dados do Censo da Educação Superior, realizado pelo Ministério da Educação (INEP/MEC) em 2023, revelando informações cruciais sobre a realidade dos cursos relacionados à administração no Tocantins. Isso abrange tanto os cursos de bacharelado quanto os técnicos, oferecendo uma visão do mercado de trabalho em relação aos profissionais formados nesses cursos no Tocantins.

Os dados mostram que mais empresas estão buscando profissionais de administração devido à necessidade de uma gestão eficiente. O mercado valoriza a formação acadêmica para garantir melhor uso de recursos, foco em metas, resultados e melhoria contínua.

O Tocantins possui um total de 2.751 vagas disponíveis para cursos de bacharel em administração. Cerca de 65% dos inscritos nos cursos de Administração estão se matriculando, sugerindo que podem existir vagas disponíveis para quem busca o nível superior.Os cursos de tecnologia oferecem uma variedade maior, com 25 cursos. No Tocantins existe uma oferta de cursos técnicos 78,5% maior em comparação com os cursos de bacharelado em administração. Isso indica uma diversificação na oferta educacional, possibilitando que os estudantes escolham entre diferentes especializações e áreas de interesse.

No contexto nacional, os dados mostram que os cursos técnicos de administração apresentaram um crescimento de aproximadamente 195,69% no período de 2017 a 2022. Em 2017, os cursos de tecnologia tinham 20,04% mais matrículas que os cursos de administração, aumentando para cerca de 180% em 2022. Isso pode indicar uma preferência crescente dos estudantes por cursos técnicos com menor duração.

Esse cenário reflete uma mudança nas preferências dos estudantes. O presidente do CRA-TO,  Anderson Luiz, destaca que o cenário é desafiador. “A realidade dos cursos de administração no Tocantins reflete uma demanda saudável, uma variedade de opções educacionais e uma inclusão de gênero significativa. No entanto, é importante abordar desafios relacionados à taxa de conversão, qualidade do ensino e oportunidades pós-graduação para garantir uma educação eficaz e preparar os estudantes para suas carreiras”, conclui o presidente. (Precisa/AI)