Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Marcel de Paula/Secom-TO

Foto: Marcel de Paula/Secom-TO

O Governo do Tocantins, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Semarh) e da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), lançou nesta terça-feira, 16, o Concurso Estande Sustentável que vai premiar expositores instalados na 24ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que acontecerá no período de 14 a 18 de maio de 2024, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas.

O Concurso vai contemplar os três estandes expositores que obtiverem as melhores pontuações em iniciativas ambientais sustentáveis, conforme edital, sendo a premiação para o 1ª lugar de 100% de isenção da taxa de locação de um lote na Feira do próximo ano (2025), o 2º lugar vai garantir 75% de desconto e o 3º lugar terá 50% de abatimento. 

O secretário da Seagro, Jaime Café, anunciou o Concurso Estande Sustentável. "Esse projeto que o nosso secretário Marcelo Lelis traz neste ano é uma iniciativa tão importante de incentivo a boas práticas sustentáveis, que já recebi notícia de empresas contratando consultoria para concorrer aos prêmios. Nós vamos ter plantios de árvores e vamos urbanizar para termos ambientes cada vez melhores em nossa Feira”, disse. 

O secretário Marcelo Lelis, destacou que o governador Wanderlei Barbosa e o secretário Jaime Café acertaram em cheio com o tema. "O Tocantins tem um potencial gigantesco para a bioeconomia e nós da Semarh, no nosso estande, mergulhamos na bioeconomia, trazendo iniciativas sustentáveis e reais, que já estão acontecendo no setor de bioeconomia no Tocantins", declarou. 

A inscrição dos expositores dos diversos segmentos instalados na Agrotins 2024 é automática no Concurso. Também será entregue o Certificado de Estande Sustentável Vencedor de 2024, para os três contemplados nesta edição.

Concurso

O Concurso Estande Sustentável tem o objetivo de estimular ideias sustentáveis, inovadoras ou não, de baixo impacto ambiental, com potencial de disseminação de sua aplicabilidade nas futuras edições da Feira.

A diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Semarh, Ellen Amaral Figueiredo, reiterou que “serão consideradas iniciativas ou ações como a separação dos resíduos por meio de coletores específicos e sinalizados, cartazes ou banners que envolvam o público da Feira no cuidado com o descarte adequado dos diferentes tipos de resíduos. Neste ano, estamos trabalhando com outros parceiros para a realização da coleta seletiva na Agrotins”.

As iniciativas sustentáveis praticadas pelos inscritos durante a Agrotins 2024 serão avaliadas por comissão julgadora multidisciplinar, formada por técnicos (titular e suplente) da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), de uma organização não governamental e de uma Instituição de Ensino Superior.

Todas as informações relativas ao concurso estarão disponíveis no site oficial da Agrotins, bem como nos portais do Governo do Tocantins. Os detalhes sobre o Concurso Estande Sustentável estão disponíveis no site da Semarh através do  Edital n° 1/2024, publicado no Diário Oficial do Estado nº 6528/2024. Informações adicionais poderão ser obtidas por meio do e-mail: semarh.dpa@gmail.com.

(Foto: Marcel de Paula/Secom-TO)