Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Thiago Santos

Foto: Thiago Santos

A 6ª edição do Desafio Ciclístico Aramorro reuniu mais de 100 atletas de diversas cidades do Tocantins, Maranhão, Pará e ainda uma representante de Santa Catarina, no último domingo, 7, em Araguaína. Realizado pela União Ciclística Amigos de Araguaína (UCAA), a competição contou com o total de R$ 12,7 mil em premiação. O percurso foi na rodovia TO-222, entre Araguaína e Aragominas, trecho conhecido como Pé do Morro.

A ida e volta para as categorias Elite, Master B e Master C masculinos somaram 75 km. Para as demais categorias, o percurso foi um pouco menor, de 50 km. O valor em dinheiro da premiação foi dividido entre os cinco mais bem colocados nas categorias Speed (Elite Masculino e Feminino, Master B e Master C Masculino, Open Masculino e Juvenil). Já os cinco melhores atletas nas categorias Mountain Bike Masculino e Feminino receberam troféus.

Um dos diferenciais desta edição foi a participação feminina e um número maior de ciclistas. “Neste ano conseguimos trazer novamente para Araguaína a categoria Speed Feminino e reunir mais dez participantes. É um presente a gente ver o público feminino retornando com força total ao ciclismo. Tenho certeza de que foi uma inspiração para muitas meninas que estavam prestigiando o evento”, destacou Edilson Ribeiro, presidente da UCAA.

Os vencedores

Para a campeã na categoria Elite Feminino, Wêslla Aguiar, a prova exigiu condicionamento físico e também foi uma oportunidade de trocar experiências com outros atletas. “É uma prova desafiadora, com muitas montanhas. O diferencial para nós, atletas de casa, é que a prova realizada aqui atrai atletas visitantes e fomenta o esporte e a economia na cidade”, afirmou Wêslla.

João Vítor, o Angolano, levou o troféu na Categoria Juvenil para Imperatriz, no Maranhão. “É um desafio pesado, tem subidas demais, mas no final consegui folgar e conquistei o prêmio”, comentou.

Outro visitante que também levou o título foi Júlio César, de Palmas, que participa da prova desde a primeira edição. “É uma prova desafiadora, com uma altimetria considerável, também pela quantidade de quilômetros. Para mim é um teste ao treinamento que venho fazendo para o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike, que será daqui a um mês, em Sergipe”, disse o atleta, que é o atual campeão nacional na Categoria Master B.

Segurança para todos

A ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito) e o BPMRED (Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas) estiveram presentes, dando todo o suporte para a segurança dos atletas durante o percurso. O evento teve ainda o apoio de saúde do Corpo de Bombeiros, com uma ambulância de prontidão.